Coisas Legais » Filmes

10 filmes sobre viagem no tempo

16.10.2014 Samia Assaf

 

Vira e mexe o cinema traz a viagem no tempo como um tema central em seus roteiros. Às vezes em histórias mais românticas, ou até dramáticas, às vezes como uma grande e divertida aventura. Se você, como eu, gosta desses filmes que extrapolam a nossa noção de realidade para contar uma boa história, confira essa listinha bem eclética de filmes em que o tempo… é bem relativo.

 

1. Em Algum Lugar do Passado (Romance, 1981)

Diretor: Jeannot Szwarc

Na noite de estréia de sua primeira peça, o jovem teatrólogo Richard Collier (Christopher Reeve), recebe um relógio de bolso de uma senhora idosa que diz a ele “volte para mim”. Anos mais tarde, Richard decide viajar, se hospedando no Grand Hotel. Lá visita um salão histórico, onde encontra o retrato da bela atriz Elise McKenna (Jane Seymour) e fica encantado por ela. Ao pesquisar sobre a vida da atriz, descobre que ela é a mesma senhora que havia lhe dado o relógio, anos antes. Decide então aprender técnicas de viagem no tempo, para voltar ao passado e encontrar com a bela Elise.

 

 

 

2. De Volta para o Futuro (Aventura, 1985)

Diretor: Robert Zemeckis

Marty McFly (Michael J. Fox) é um jovem que tem uma mãe infeliz e alcoólatra e um pai constantemente humilhado no trabalho. Na noite de 25 de outubro de 1985, ele vai ao encontro de seu amigo, o cientista Emmett Brown (Christopher Lloyd), que revela a Marty seu novo projeto – uma máquina do tempo desenvolvida no carro DeLorean DMC-12. Para fugir de uma confusão, envolvendo o cientista e terroristas que o perseguiam, Marty entra no carro e acaba voltando 30 anos no tempo, onde conhece seus pais antes mesmo deles se casarem. Lá, se envolve com suas histórias a ponto de colocar seu próprio futuro em risco.

 

 

3. Questão de Tempo (Comédia Romântica, 2013)

Diretor: Richard Curtis

Antes, uma curiosidade: o elenco deste filme conta com a atriz Rachel McAdams e você verá o nome dela em mais outros dois títulos dessa lista. Aparentemente, ela deve gostar do tema…rs Bom, voltando à nossa sinopse,  Questão do Tempo é uma história leve e muito gostosa de assistir, sobre Tim (Domhnall Gleeson), um rapaz que herda do pai, o dom de viajar no tempo. Tim usa seu dom para voltar ao passado, onde tem a oportunidade de reviver momentos que deseja “consertar” para deixar a sua vida, e daqueles que o cerca, mais feliz. É assim que conquista sua esposa Mary (Rachel Mc Adams).

 

 

4. Te Amarei para Sempre (Drama, 2009)

Diretor: Robert Schwentke

Rachel McAdams (de novo), vive Claire, esposa de Henry (Eric Bana), homem dotado de um gene que o faz viajar no tempo, tanto para o passado, quanto para o futuro. Henry faz essas viagens involuntariamente, sem qualquer controle de sua condição, e acaba encontrando e reencontrando sua esposa em fases diferentes de sua vida. Assim, cada um dos dois é obrigado a se relacionar com as  versões de diferentes idades do outro. O filme aborda todo o amor e as dificuldades vividas pelo casal ao longo dessa complexa relação em que o passado, o futuro e o presente se misturam.

 

 

 

5. Meia Noite em Paris (Comédia, 2011)

Diretor: Woody Allen

Novamente, Rachel McAdams vive uma personagem que se relaciona com um viajante do tempo. Aqui ela é a rica Inez, de férias em Paris, com o noivo Gil (Owen Wilson), um escritor americano encantado pela cidade. Em uma certa noite, Gil descobre, inesperadamente, que consegue voltar a sua época favorita no passado da cidade, os anos 1920, onde encontra muitos de seus artistas favoritos.

 

 

6. Feitiço do Tempo

Diretor: Harold Hamis

Bem, esse filme não é exatamente uma viagem no tempo. É, como diz o título, um feitiço do tempo. Tudo começa quando o homem do tempo, Phil Connors (Bill Murray), viaja a uma cidadezinha para fazer uma reportagem especial sobre o “Dia da Marmota”. A partir daí, algo extraordinário acontece, ele fica “preso” no tempo, sendo obrigado a viver o mesmo dia, repetidas vezes. Depois de muitas ações e desfechos diferentes para os mesmos eventos do dia, ele passa a reavaliar sua vida.

 

 

7. O Exterminador do Futuro (Ficção Científica, 1984)

Diretor: James Cameron

Em 2029, em plena guerra entre máquinas e humanos, um ciborgue revestido com tecido orgânico (Arnold Schwarzenegger) é enviado ao ano de 1984 para matar Sarah Connor (Linda Hamilton) , mãe do líder dos humanos, John Connor, antes mesmo dele nascer.

 

 

8. Efeito Borboleta (Ficção Científica, 2004)

 

Diretor: Eric Bress e J. Mackye Gruber

O filme gira em torno de quatro personagens centrais: o estudante Evan Treborn (Ashton Kutcher), sua namorada Kayleigh Miller (Amy Smart), seu irmão Tommy (William Lee Scott) e seu vizinho Lenny (Elden Henson). Evan percebe que consegue voltar no tempo – mantendo a consciência de adulto no passado – para modificar o desfecho de uma situação que alterará completamente o futuro de cada um desses personagens. As conseqüências dessas viagens são sempre inesperadas.

 

 

9. O Homem do Futuro (Comédia Romântica, 2011)

Diretor: Claudio Torres

João Zero (Wagner Moura) é um físico que desenvolve uma máquina que acaba o levando de volta ao passado. Assim, ele retorna a  uma noite um tanto traumatizante  no ano de 1991, quando sua namorada Helena (Alinne Moraes) o deixa para ficar com Ricardo (Gabriel Braga Nunes). Nem é preciso dizer que sua intervenção no tempo gera resultados inesperados no futuro…

 

 

10. Planeta dos Macacos ( Ficção Científica, 2001)

Diretor: Tim Burton

Em 2029, um chimpanzé chamado Pericles é enviado em uma nave espacial para sondar uma tempestade eletromagnética que se aproximava da estação espacial americana Oberon. A nave espacial de Péricles acaba sumindo na tempestade e o astronauta Leo Davidson (Mark Wahlberg), contrariando as ordens de seu comandante, entra em outra nave e sai em busca de Pericles. A nave de Leo também entra na tempestade e acaba viajando até o ano de 3002, quando cai em uma planeta desconhecido e povoado por macacos inteligentes, que escravizam humanos. Ao longo da trama, Leo descobre a relação entre a nave perdida de Pericles e a história desse misterioso planeta.

 

Sou publicitária formada pela ESPM e jornalista formada pela Católica UniSantos, com experiência profissional em planejamento de comunicação e cursos de especialização em marketing digital, também realizados na ESPM. Amo tudo o que é criativo, não sobrevivo sem música, sou apaixonada por viagens, adoro aprender coisas novas, adoro gente simples e espontânea, minha maior paixão é escrever!