Coisas Legais » Arte

4 artistas de origami que você precisa conhecer

12.05.2015 Samia Assaf

 

Adoro origamis – embora as únicas coisas que eu realmente saiba  fazer com dobraduras de papel sejam apenas uma florzinha e aquele aviãozinho básico. rs

Mas nunca consigo deixar de achar incrível (de verdade) ver que com uma coisa simples como o papel, e certas habilidades manuais, coisas tão bacanas podem ser feitas. Pra mim, é tão encantador como um truque de mágica, onde algo realmente inesperado surge de coisas absolutamente comuns.

Se você, como eu, também curte origamis, selecionei aqui alguns trabalhos de artistas que fazem coisas maravilhosas com essas técnicas. Bem, esse é um daqueles posts para alegrar nossos olhos e trazer um pouco de beleza pro seu dia… :-)

 

H. T. Quyet

Hoàng Tiến Quyết é um artista vietnamita que produz origamis usando uma técnica conhecida como “wet folding” – numa tradução livre: dobraduras molhadas, ou úmidas – que permite que as peças produzidas ganhem mais curvas do que os tradicionais origamis geométricos que conhecemos. Confira a beleza do trabalho dele:

 

raposa-ht-quyet-origami

Raposa, de H. T. Quyet

leao-ht-quyet-origami

Leão, de H. T. Quyet

 

 

origami-cavalo

Imagem: Cavalo, de H. T. Quyet

 

Sipho Mabona

Mabona é um artista de origamis prestigiado, com trabalho exibido em  museus e galerias, e obras de temas bem diversificados, que vão desde os frequentes animais até formas abstratas. O mais bacana é que ele também faz uns super origamis de tamanhos grandes e até instalações. O artista também foi o vencedor de um filme corporativo da marca Asics, chamado “In Pursuit of Perfection”,  uma animação super bonita, toda feita com origamis, que você poderá conferir no vídeo abaixo.

 

mabona-elefante

Imagem: The White Elephant | mabonaorigami.com

 

mabona-origami-instalacao

Instalação de Mabona, com origames em “tamanho real” |mabonaorigami.com

 

Jun Mitani

Mitani é uma cientista da computação japonesa, que combina a criação de modelos geométricos em computação gráfica, com arte em papéis. O resultado são formas com design surpreendente, que extrapolam os temas dos tradicionais origamis e deslumbram nossos olhos, como lindas esculturas de papel, que podem ser usadas na decoração e também como luminárias. E pra quem quer começar a se arriscar nessa arte, no canal de you tube da artista, há vários tutoriais disponíveis.

 

jun-mitani-origami

Imagem: Flickr Jun Mitani

 

mitani-origami-design

Imagem: Flickr Jun Mitani

 

Robert J. Lang

Ex-engenheiro e físico norte-americano, Lang é um dos principais artistas de origami que existem. Seu trabalho combina origami com matemática, ciência e tecnologia, tornando a sua arte um pouco mais “científica”. Entre suas peças, temos esqueletos de dinossauros e origamis de diversos animais, em grande perfeição.

 

origami-lang

Imagem: langorigami.com

 

origami-lang-tartaruga

Imagem: langorigami.com

lang-origami-passaro

Imagem: langorigami.com

 

 

 

 

Sou publicitária formada pela ESPM e jornalista formada pela Católica UniSantos, com experiência profissional em planejamento de comunicação e cursos de especialização em marketing digital, também realizados na ESPM. Amo tudo o que é criativo, não sobrevivo sem música, sou apaixonada por viagens, adoro aprender coisas novas, adoro gente simples e espontânea, minha maior paixão é escrever!