Coisas Legais » Receitas

Awamat, o bolinho de chuva libanês

21.11.2014 Samia Assaf

 

Ele é um doce tradicional no Líbano, vendido em muitas lojas e feito em casa em diversas celebrações, principalmente na época do Ramadã. Na minha família, pronunciamos “awemi” , mas, provavelmente, há várias outras formas de pronúncia, dependendo da região e do sotaque falado nela.

O conceito é bem parecido com o do bolinho de chuva, mas eu juro: é ainda muito, muito melhor!

Os bolinhos ficam macios por dentro e mais crocantes por fora, do que os de chuva. Ao invés de cobertos com açúcar e canela, eles são banhados em uma calda doce que deixa o sabor deles ainda mais especial.

Se  você decidir fazer, esqueça a dieta por completo. Simplesmente, não vai fazer o menor sentido comer só um ou dois bolinhos. Meu conselho? Enfie o pé na jaca e se esbalde!

 

Ingredientes da massa

 

1/2 kg de farinha de trigo

Aproximadamente 350 ml de água e leite, na mesma proporção

1/2 tablete de fermento

1 colher de café de açúcar

Uma pitadinha de sal

2 colheres de amido de milho

 

Ingredientes da calda

 

1/2 kg de açúcar

Suco de ½ limão pequeno

1/2 copo de água

 

Modo de preparo da massa

 

Dissolva o tablete de fermento na água com leite.

Acrescente o açúcar e o sal e mexa.

Em seguida, coloque a farinha e a maizena e vá mexendo até obter uma mistura homogênea.

A mistura ficará com uma consistência de mingal. Se preciso, adicione mais água e leite.

Reserve. Deixe a massa crescer por 2 horas. Ela deve dobrar de tamanho.

 

Modo de preparo da calda

 

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo. Vá mexendo até a mistura engrossar um pouquinho, obtendo a consistência de calda e desligue. Reserve a calda em um refratário.

 

Fritando os bolinhos

 

Coloque óleo em uma panela média (o mesmo tanto que você usaria para fritar batatas) e aqueça em fogo baixo. Esse fogo deve continuar baixo durante toda a fritura dos bolinhos.

Use uma colher de chá para pegar os tantinhos de massa (mole) que farão os bolinhos.  Vá despejando as colheradas de massa na panela para fritar, de pouco em pouco.

Quando os bolinhos estiverem douradinhos,  é só retirar e colocar sobre papel toalha.

Depois de fritos, vá colocando os bolinhos, ainda quentes, no refratário com a calda, para serem banhados por ela. Retire os bolinhos da calda e deposite em um outro refratário.

Aí é só comer! Aproveite!

 

Sou publicitária formada pela ESPM e jornalista formada pela Católica UniSantos, com experiência profissional em planejamento de comunicação e cursos de especialização em marketing digital, também realizados na ESPM. Amo tudo o que é criativo, não sobrevivo sem música, sou apaixonada por viagens, adoro aprender coisas novas, adoro gente simples e espontânea, minha maior paixão é escrever!