Coisas Legais » Inovação » Pais e Filhos

Brinquedos para futuras engenheiras

06.11.2015 Samia Assaf

 

goldieblox-brinquedos

Imagem: businessinsider.com

 

Bom, todo mundo que já passeou pelos corredores de uma loja de brinquedos, em busca de um presente, já deve ter reparado que eles são um pouco estereotipados, né? Muitos brinquedos que estimulam a criatividade e a capacidade de construir coisas, normalmente são considerados “de menino”, infelizmente.

Mas tem quem pense diferente disso. Com 3 anos de estrada, a empresa de brinquedos GoldieBlox, apostou em um objetivo: incentivar meninas a construir e criar, desde pequenas, para que elas não percam o interesse em áreas como engenharia, ciência, matemática e tecnologia, nas quais a grande predominância ainda é de profissionais do sexo masculino. Não deu outra: foi um super sucesso! Pra ter uma ideia, confiram o vídeo:

 

 

Debbie Sterling, a fundadora da GoldieBlox, é uma engenheira mecânica e designer de produtos que convive com esse incômodo em ser minoria no seu setor profissional desde sua formação. E foi exatamente esse sentimento que a motivou a desenvolver esse projeto. Ela fala um pouco sobre isso num TED que você pode conferir aqui:

 

 

Já reparou também como a maioria dos heróis do cinema costumam ser homens? Não raramente, personagens principais de diversos filmes costumam ser escritos para atores e não atrizes e isso até já rendeu discurso de Oscar, como o de Patricia Arquette , ao receber o prêmio de melhor atriz coadjuvante no início deste ano.  É algo que nos faz parar pra pensar e o vídeo abaixo, que também é da GoldieBlox, além de divertido, contribui pra isso. Olha só, que bacana!

 

 

Sou publicitária formada pela ESPM e jornalista formada pela Católica UniSantos, com experiência profissional em planejamento de comunicação e cursos de especialização em marketing digital, também realizados na ESPM. Amo tudo o que é criativo, não sobrevivo sem música, sou apaixonada por viagens, adoro aprender coisas novas, adoro gente simples e espontânea, minha maior paixão é escrever!