Coisas Legais » Das Amigas » Sustentabilidade

Embalagem de ovos alternativa

15.06.2015 Karla Cunha

 

Eu sempre gosto de reforçar que sustentável não é o mesmo que ecologicamente correto. E em se tratando do comércio, o conceito está diretamente ligado à redução do consumo e também à quantidade de embalagens que levamos para casa.

Quando as empresas resolvem agir, minimizando o uso de materiais em seus produtos, elas impactam não apenas na redução dos resíduos descartados no meio ambiente, mas também no seu transporte.

Confira como uma solução simples pode transformar toda uma cadeia de produção, distribuição e consumo de um produto: o ovo.

embalagem alternativa para 13 ovos l imagem: box vox

Embalagem alternativa para 13 ovos l imagem: box vox

 

Além de ser 16% menor que uma embalagem convencional, a embalagem criada pela box vox tem um ovo de brinde (13 ovos em vez da tradicional dúzia).

 

diagramação das duas embalagens l imagem: box vox

Diagramação das duas embalagens l imagem: box vox

 

O que pode parecer uma mudança inofensiva, na verdade teria um impacto muito forte, tanto comercial como ambiental. Isso porque utiliza menor quantidade de materiais em sua produção, ocupa menos espaço em seu transporte, pode ser melhor acondicionada devido à possibilidade de encaixe de suas laterais e ainda oferece espaço para mais um ovo.

 

Design sustentável?

Sim, mas eu diria ainda que esse é um exemplo de como todo design deveria ser, criando soluções inovadoras, de maneira simples.

Que tal aproveitar para conferir os 10 princípios de um bom design, de Dieter Rams?

1º Bom design é inovador
2º Bom design faz o produto ser funcional
3º Bom design é estético
4º Bom design nos faz entender um produto
5º Bom design é discreto
6º Bom design é honesto
7º Bom design é durável
8º Bom design dura até o último detalhe
9º Bom design preocupa-se com o meio ambiente
10º Bom design é o mínimo de design possível

Fonte: CRIA DESIGN BLOG

Sou arquiteta, formada pela Universidade Católica de Santos e pós graduada em Gestão e Tecnologias Ambientais pela Escola Politécnica da USP. Hoje sou sócia da Item 6, escritório especializado em projetos arquitetônicos e paisagísticos que respeita os conceitos sustentáveis e também escrevo em um blog sobre o tema. Além disso, sou mãe, estou sempre na correria tentando conciliar trabalho e vida pessoal, mas sempre feliz em busca de novos desafios.