Coisas Legais » Estilo de Vida

Horta caseira: alimentos que podemos replantar

15.05.2015 Camila Simhon

 

Um dos maiores efeitos colaterais da industrialização é o afastamento do homem da natureza. Mas um jeito gostoso de manter este contato é cultivar seu próprio alimento. O curioso é que existem alguns que você pode replantar para sempre, sem consumir agrotóxicos e químicos. Separei os de uso mais cotidiano para vocês verem como é possível,  temos muitas fontes sobre o assunto.

 

Cebolinha 

 

Cebolinha Fonte: Tudo sobre plantas.

Cebolinha | Fonte: Tudo sobre plantas.

 

Separe toda a parte branca da cebolinha e mais um pedacinho da parte verde. Coloque dentro de um copo com água, cobrindo cerca de três cm. Deixe em um local que bata sol e dentro de poucos dias, terá cebolinhas para replantar, troque a água todos os dias.

 

Manjericão

 

Manjericão Fonte: Tudo sobre plantas.

Manjericão| Fonte: Tudo sobre plantas.

 

Separe três pares de hastes do manjericão, corte-as com uns 10 a 15 cm, retire as folhas da parte de baixo, e também as flores, deixando apenas algumas folhas na parte superior. Coloque num copo de vidro com água até a metade e deixe num lugar que bata sol, trocando a água de dois em dois dias. Depois, quando as raízes estiverem com o tamanho de dois cm é hora de replantar.

 

Hortelã

 

Hortelã Fonte: Tudo sobre plantas.

Hortelã | Fonte: Tudo sobre plantas.

 

Faça o mesmo processo inicial do Manjericão para a Hortelã. Depois, plante os galhos em um vaso com furos em baixo para drenar a água, numa mistura de 2/3 de areia grossa e 1/3 de terra musgo. Não regue demais e deixe em um lugar que bata sol. Vá cortando os galhos quando precisar, depois replante de novo.

 

Erva cidreira

 

Erva cidreira Fonte: Tudo sobre plantas.

Erva cidreira | Fonte: Tudo sobre plantas.

 

Separe uns cinco ou seis talos de erva cidreira, deixe na água até criar as raízes e passe para o vaso com a terra já preparada.

Fácil, divertido e saboroso né? Além de ser uma terapia e uma forma de educarmos nossas crianças para uma alimentação mais saudável, você economiza dinheiro e tem seus alimentos preferidos em casa.

 

Formada em Arquitetura pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e especializada em Engenharia Ambiental, atuo na área do paisagismo funcional, onde coloco em prática os meus conhecimentos em permacultura. Sou sócia de um escritório especializado em projetos arquitetônicos e paisagísticos que respeita os conceitos sustentáveis e nas horas vagas também sou uma corredora apaixonada por trilhas e pelo contato com a natureza.