Coisas Legais » Documentários

HUMAN, o filme

16.09.2015 Samia Assaf

 

” Eu sou um entre sete bilhões de outros. Pelos últimos 40 anos, fotografei nosso planeta e sua diversidade humana, e tenho a sensação de que a humanidade não está progredindo.
Nós não conseguimos viver juntos.
Por que?
Eu não procurei uma resposta em estatísticas e análises, mas no próprio homem.”

Yann Arthus-Bertrand

 

Assisti Human, filme do fotógrafo, jornalista e ambientalista Yann Arthus-Bertrand, porque vivo me perguntando essas mesmas coisas. Por que não conseguimos viver juntos? Por que não enxergamos o outro como um humano, antes de enxergarmos nele qualquer outra coisa – homem, mulher, rico, pobre, dessa, ou daquela cultura/nacionalidade?

Bem, não é tão difícil imaginar: porque nos distanciamos, de várias maneiras. O que não faltam são fronteiras para nos separar. Além daquelas que dividem os países e fortalecem nacionalismos, ao longo da história, criamos muitas outras, baseadas em renda, raça, religião e sabe-se lá quantas mais.

Para transcender essas linhas, e tentar nos aproximar, Bertrand oferece uma coletânea de histórias de pessoas de diferentes lugares do mundo. Nada de personagens estereotipados, construídos para serem amados ou odiados. Mas gente que passou por dificuldades diferentes e falam do melhor e do pior que há num ser humano. Seus depoimentos trazem emoções tão universais como o amor, a tristeza, a generosidade, a raiva, a esperança, a revolta, a gratidão.

É um convite pra pensar sobre a nossa própria vida. Sobre o que faz sentido em tudo o que vivemos. Quando me dei conta, me peguei pensando que tudo tem um custo: nossa indiferença, nossa ganância, nossos preconceitos, nosso orgulho em ter, ou ser isso ou aquilo. Alguém sempre tem que pagar essa conta, enquanto toda a humanidade não for vista como uma coisa só e sua sobrevivência planejada para funcionar de forma mais sustentável e equilibrada.

Pra quem se interessou, no canal de Human no you tube , há 3 volumes de versões estendidas do filme, além de outros vídeos com retratos e histórias para conferir . Sinceramente, amei esse projeto e recomendo. Abaixo, deixo o trailer:

 

 

Sou publicitária formada pela ESPM e jornalista formada pela Católica UniSantos, com experiência profissional em planejamento de comunicação e cursos de especialização em marketing digital, também realizados na ESPM. Amo tudo o que é criativo, não sobrevivo sem música, sou apaixonada por viagens, adoro aprender coisas novas, adoro gente simples e espontânea, minha maior paixão é escrever!