Coisas Legais » Das Amigas » Estilo de Vida

Ideias criativas para as cidades

19.12.2014 Karla Cunha

 

Falando um pouco sobre urbanismo, gostaria de compartilhar com vocês algumas ideias super criativas propostas para facilitar, embelezar e até mesmo divertir o dia a dia de quem vive nas grandes cidades.

São ideias simples (geralmente as melhores, diga-se de passagem), que ao serem implantadas acabam transformando a relação das pessoas com o meio urbano, muitas vezes imperceptíveis com a correria que cada um se propõe nos dias de hoje.

 

Rampa para deslizamento de bicicletas

 

Essa é uma daquelas coisas que quando vemos nos perguntamos: como ninguém pensou nisso antes?
Trata-se de uma rampa no piso ao lado da escadaria, junto ao corrimão, para facilitar o deslizamento das bikes, nesse caso, de quem usa os trens de Copenhague, na Dinamarca.

 

canaleta para deslizamento das bike em escadaria | imagem: jonathan maus

Rampa para deslizamento de bikes em escadaria da estação central de trem de copenhague | Imagem: Jonathan Maus

 

Pisadas na grade

 

Só quem usa salto alto sabe das armadilhas reservadas à essa categoria em um simples passeio pelas ruas.
E as grades de ventilação instaladas nos pisos das calçadas são uma delas, onde mulheres distraídas podem passar por momentos bem difíceis!
Até que alguém teve essa brilhante ideia, provavelmente uma intervenção artística, mas que poderia ser implantada nessas áreas ao menos como alerta.

 

pisadas no meio das grades | imagem: rana maddati

Pisadas no meio das grades | Imagem: Rana Maddati

 

Parklets

 

Conhecidos há alguns anos em outros países, os parklets se espalharam pela cidade de São Paulo após regulamentação da prefeitura para sua implantação em áreas originalmente reservada aos automóveis.
São pequenas áreas criadas para humanizar os espaços públicos e que podem ser equipadas com bancos, floreiras, mesas, cadeiras, aparelhos de exercícios físicos ou outros elementos de mobiliário, sempre com a função de recreação ou de manifestações artísticas.

 

parklet instalado na cidade de são paulo | imagem: gentilezas urbanas

Parklet instalado na cidade de são paulo | Imagem: Gentilezas Urbanas

 

Posto de recarga para carros elétricos

 

Eu mesma tirei essa foto que me deixou bem surpresa ao ver dois carros elétricos sendo “abastecidos” em plena rua, junto a um canal em Amsterdã, na Holanda.
Isso foi em 2012 e até hoje não tive a oportunidade de presenciar a cena aqui no Brasil, uma pena, né?

 

posto de recarga para carros elétricos, em amsterdã | imagem: arquivo pessoal

Posto de recarga para carros elétricos, em amsterdã | Imagem: arquivo pessoal

 

Claro que essas são só algumas das ideias inusitadas encontradas nas grandes cidades, sempre carentes de pequenos detalhes que possam facilitar o cotidiano das pessoas, mas são intervenções como essas que surpreendem e causam alguma emoção em quem circula pelos espaços urbanos.

Lição do dia: fique mais atento aos detalhes da sua cidade!

 

Sou arquiteta, formada pela Universidade Católica de Santos e pós graduada em Gestão e Tecnologias Ambientais pela Escola Politécnica da USP. Hoje sou sócia da Item 6, escritório especializado em projetos arquitetônicos e paisagísticos que respeita os conceitos sustentáveis e também escrevo em um blog sobre o tema. Além disso, sou mãe, estou sempre na correria tentando conciliar trabalho e vida pessoal, mas sempre feliz em busca de novos desafios.