Coisas Legais » Das Amigas » Pais e Filhos

Mamãe não sabe tudo

04.03.2015 Tatiana Porto

 

Cena de um diálogo cotidiano:

Eu: Filho, você agradeceu o presente que seu amigo te deu?

João: Não, mãe. Esqueci.

Eu: Mas filho, você precisa agradecer quando alguém te dá alguma coisa, seja uma balinha ou um carro de verdade. Temos sempre que agradecer.

João: Ah, mãe… é que eu sou criança, tem muita coisa que não sei ainda.

Depois de alguns segundos boquiaberta, engoli seco e já fui logo tratando de responder que eu era adulta mas também não sabia tudo, e que por isso precisávamos sempre aprender coisas novas sobre os mais diversos assuntos, e que eu estaria sempre ali disposta a ensiná-lo.

Não pude deixar de pensar o quão doido é isso de pegarmos um serzinho limpo, como uma folha de papel em branco, e irmos imprimindo, aos poucos, o que ele precisa saber pra poder viver. Seja qual for o tipo de aprendizado  – o das necessidades básicas, das questões morais, de cultura geral, ou sobre problemas sentimentais – tem sempre alguém responsável por ensiná-lo.

Alguém sempre é responsável por aqueles aprendizados instantâneos  (às vezes, indesejados), como um palavrão que dizemos sem perceber e, pronto, será repetido inúmeras vezes. E também por aqueles que demandam mais tempo, como ter autonomia pra usar o banheiro. Pelos aprendizados que saem automaticamente e te surpreendem com um “foi mamãe que ensinou” – e você nem lembrava. E por aqueles que também te fazem aprender, porque “foi fulano que me ensinou”. Mas, principalmente, por aquele aprendizado pelo qual precisamos passar,  pra então podermos ensinar – esse só no dia a dia, a custo da própria intuição, de um pouco de conhecimento e de muita, muita sorte.

Naquele dia poderia ter completado minha resposta, mas não fiz isso, pois vi que seria ensinamento demais pra cabecinha dele. Faltou a parte em que eu diria: “mas quem ensina mais aqui são vocês, meus filhos, que me mostram aquilo que eu tenho de bom pra passar pra frente e aquilo que eu preciso melhorar pra poder continuar ensinando vocês. Não, mamãe não sabe tudo, mas aquilo que não souber, moverá montanhas pra poder te contar”.

Formada em Administração com ênfase em Marketing pela ESPM, hoje exerço uma profissão que sempre esteve dentro do meu coração: sou mãe em tempo integral de dois lindos pequeninos: João e Luiza. Com isso, também sou dona de casa, recreadora, professora, enfermeira, cozinheira, motorista, palhaça particular e administradora de um e-commerce de roupas e acessórios para bebês e crianças.