Coisas Legais » Das Amigas » Sustentabilidade

Mobiliário de papelão

02.12.2014 Karla Cunha

 

Meu primeiro contato com os itens de papelão foi na época da faculdade e acredito que todos que cursaram arquitetura projetaram, em algum momento dos cinco anos de aulas, o seu personal móvel de papelão.
Ele tinha que ser bonito,  funcional, resistente e o mais interessante, ser confeccionado apenas com encaixes, nada de cola ou qualquer adesivo para dar uma força extra.

Alguns anos após essa experiência didática, quando participei do TEDxSP, um evento super bacana e inovador que aconteceu em 2009 aqui em São Paulo, fomos todos surpreendidos logo na entrada por um café da manhã comunitário, servido justamente em mobiliários de papelão!

 

mobiliário de papelão no tedxsp | imagem: thiago avancini

Mobiliário de papelão no TEDxSP | Imagem: Thiago Avancini

 

Mas em países como Austrália e Canadá, esses artefatos já são bem conhecidos há mais tempo e conquistaram credibilidade graças a um design interessante aliado à praticidade que esses itens podem oferecer, confira alguns exemplos:

 

Cadeirão de bebê

 

Esse prático mobiliário, desenvolvido pela australiana Belkiz, além de resistente e ter um design super bacana, pode ser dobrado e guardado para não ocupar espaço em casa, como as cadeiras de alimentação convencionais.

 

cadeirão de bebê feito de papelão | imagem: belkiz

Cadeirão de bebê feito de papelão | Imagem: Belkiz

 

Casinhas para cães e gatos

 

Produzida pela Loyal Luxe, além de ser toda confeccionada em papelão, a casinha também oferece alguns diferenciais, como piso texturizado para massagear o pêlo, fachada personalizada, podendo ter o nome do proprietário, e brinquedinhos inclusos. Praticamente um condomínio de luxo para os bichinhos!

 

casinha para animais com gatinho | imagem: loyal luxe

Casinhas para animais com gatinho | Imagem: Loyal Luxe

 

Estantes e brinquedos

 

A peças seguintes são da Karton, outra empresa australiana que produz artefatos em papelão para vários ambientes, inclusive os corporativos e o custo dos seus itens, assim como o design das peças, também é bem convidativo.

 

estante carneiro | imagem: karton

Estante Carneiro | Imagem: Karton

brinquedos em papelão | imagem: karton

Brinquedos em papelão | Imagem: Karton

 

Indústria Brasileira

 

No Brasil temos a 100T, uma empresa inovadora, hoje com grande variedade de itens e que forneceu o mobiliário daquele evento que comentei no começo do post.
Além de comprometida com design e meio ambiente, os preços das peças básicas são bem em conta, confira alguns de seus produtos:

 

poltrona e mesa | imagem: 100T

Poltrona e mesa | Imagem: 100T

luminárias pendentes | imagem: 100T

Luminárias pendentes | Imagem: 100T

 

Achei também muito interessante os acessórios simples, de uso cotidiano, como cabides, encostos de chão e lixeiras!

Lembrando que os artefatos em papelão, além de sustentáveis, são resistentes, duráveis, fáceis de montar, 100% recicláveis e têm baixo custo, portanto, vale muito a pena rever seus conceitos e começar a optar por esses itens!

 

Sou arquiteta, formada pela Universidade Católica de Santos e pós graduada em Gestão e Tecnologias Ambientais pela Escola Politécnica da USP. Hoje sou sócia da Item 6, escritório especializado em projetos arquitetônicos e paisagísticos que respeita os conceitos sustentáveis e também escrevo em um blog sobre o tema. Além disso, sou mãe, estou sempre na correria tentando conciliar trabalho e vida pessoal, mas sempre feliz em busca de novos desafios.