Reflexões » Devaneios

No que você está pensando?

15.04.2013 Samia Assaf

 

No que você está pensando? Em alguma coisa que, provavelmente, alguns milhares de outras pessoas também estão. Igualzinho a você. Coincidências que, quando percebidas, fazem a vida parecer um pouco o Truman Show: a gente chega a desconfiar que todos estão nos assistindo e sabendo de tudo o que se passa com a gente, como se existissem câmeras escondidas por todos os lugares. Devo confessar, eu tenho paranoia de Truman Show…

Por que? Eu tenho meus motivos… Converso com um amigo sobre um assunto nada óbvio e, no dia seguinte, alguém puxa o mesmo assunto comigo. Às vezes, dizendo frases, ou comentários, quase idênticos. Lembro de alguma pessoa que não encontrava há anos e, dias depois, vejo essa pessoa em algum lugar. Sinto falta de uma velha amiga, suspeitando que nunca mais nos falaremos, e a amiga liga no dia seguinte. Penso em um amigo enquanto ouço uma música que ele gosta e, no dia seguinte, recebo um email do mesmo amigo com o título “pensei em você”- enviado no mesmo horário do dia anterior em que eu estava pensando nele. Além disso, ele contava que estava ouvindo uma música do mesmo cantor, enquanto escrevia sua mensagem a mim.

Coincidências? Essas coisas todas realmente aconteceram. Nada disso é fictício. Quando penso em tudo isso, sempre me pergunto a mesma coisa: será que somos todos, de alguma forma, conectados por pensamento?

 

Faço teorias:

A)    Será que existe uma grande rede, como a internet, só que de mentes interligadas?

B)    Inconsciente coletivo? (tirei essa de alguma aula, da época da faculdade…)

C)    Algum tipo de telepatia? (acho que assisiti X-Men vezes demais…)

D)    Show de Truman? (esse filme me deixou paranoica…)

E)    Viajei demais? (Hahaha, provavelmente a resposta para tudo na minha vida…)

 

Imaginando que eu tenha marcado um “X” na letra “A”, na hipótese de estarmos mesmo ligados por uma espécie de “rede de pensamentos”, vou além:

Muitas pessoas têm ideias parecidas ao mesmo tempo. Será que elas tiram essas ideias dessa mesma “rede” que todos compartilham? Exemplo: é só você pensar em algo que, automaticamente, faz um “upload” do seu pensamento (ou ideia) na “rede”, despejando tudo lá. Depois disso, uma pessoa qualquer, também conectada a “rede”, faz um “download” da sua ideia, e se torna o “criador” dela. Um ladrão de ideias inocente?

Eu sei, eu sei, é uma baita viagem. Mas eu sou assim, desde sempre. Eu penso demais.
E alguém, em algum canto, deve estar pensando a mesma coisa…
Ou ainda… E alguém, em algum canto, estava pensando nisso antes de mim…

 

Sou publicitária formada pela ESPM e jornalista formada pela Católica UniSantos, com experiência profissional em planejamento de comunicação e cursos de especialização em marketing digital, também realizados na ESPM. Amo tudo o que é criativo, não sobrevivo sem música, sou apaixonada por viagens, adoro aprender coisas novas, adoro gente simples e espontânea, minha maior paixão é escrever!