Coisas Legais » Das Amigas » Sustentabilidade

Ponto de ônibus verde

20.04.2015 Karla Cunha

 

E se pudéssemos melhorar as pequenas coisas do dia a dia em nossas cidades?
As pessoas não viveriam melhor se o meio urbano fosse mais agradável de se observar e circular?

Não tenho a menor dúvida disso e que a maioria das pessoas, principalmente as que vivem nos grandes centros urbanos e, mais ainda, as que vivem nas periferias desses centros, são muito carentes nesse sentido.

E foi pensando em melhorar uma pequena porção do dia a dia dos moradores de Witmarsum, uma comunidade localizada no município de Palmeira – PR, que o BioWit, organização não governamental formada por um grupo de pessoas focadas na integração do ser humano com a natureza, idealizou um projeto super interessante e inovador: poder aliar a estrutura do transporte público com a permacultura e oferecer um ambiente de espera mais confortável e fresco para a população, através da implantação de pontos de ônibus verdes.

 

A ideia

 

“Criar um ambiente para todos os usuários do transporte coletivo, onde o tempo de espera pelo ônibus seja uma experiência agradável, acessível, lúdica, sinestésica e informativa”.

Os resultados imediatos são a melhoria da qualidade de vida, incentivo ao turismo, construção da consciência ambiental, valorização da cultura e propagação do conhecimento.

Gostou da ideia?
Certamente incentivaria de alguma forma o uso do transporte público, não é mesmo?
Então aproveite para conferira algumas ideias de pontos de ônibus ecológicos já implantados em algumas cidades por esse mundão afora:

 

ponto de ônibus em lexington, kentucky | imagem: prajna

Ponto de ônibus em Lexington, Kentucky | Imagem: Prajna

parede e telhado verde nesse ponto de ônibus em eindhoven, holanda | imagem: inhabitat

Parede e telhado verde nesse ponto de ônibus em Eindhoven, Holanda | Imagem: Inhabitat

frutas cítricas no telhado verde desse ponto de ônibus | imagem: worthviral

Frutas no telhado verde desse ponto de ônibus | Imagem: Worthviral

ponto de ônibus com telhado verde curvo, em yorkshire, inglaterra | imagem: greenroofs

Ponto de ônibus com telhado verde curvo, em Yorkshire, Inglaterra | Imagem: Greenroofs

Sou arquiteta, formada pela Universidade Católica de Santos e pós graduada em Gestão e Tecnologias Ambientais pela Escola Politécnica da USP. Hoje sou sócia da Item 6, escritório especializado em projetos arquitetônicos e paisagísticos que respeita os conceitos sustentáveis e também escrevo em um blog sobre o tema. Além disso, sou mãe, estou sempre na correria tentando conciliar trabalho e vida pessoal, mas sempre feliz em busca de novos desafios.