Coisas Legais » Das Amigas » Pais e Filhos

Quando você for mãe, vai saber

10.05.2015 Tatiana Porto

 

 Notas de uma filha para a mãe

 

Mãe, queria te dizer que hoje eu sei. Você me avisou que quando eu tivesse filhos saberia, então hoje posso dizer que sei.

Que pena que a gente perde tanto tempo não ouvindo a própria mãe e precisa ter seus filhos pra enxergar que tudo o que ouvi de você era verdadeiro.

Você me ensinou que depois de uma longa noite que parece ser difícil demais, sempre vem o amanhecer trazendo um sopro de alívio e esperança, e me agarro nisso a cada noite que passo em claro com um filho doente que parece que não vai melhorar, ou durante alguma fase estranha que, de repente, muda as coisas. Tudo passa, você me ensinou isso.

Você me ensinou que cada um dá o que tem, por isso busco sempre progredir para dar aos meus filhos todo o amor que for possível, pois é isso o que fica no final.

Nunca se culpe por nada, portanto não se desculpe, sei que tudo teve um porquê e me ajudou a ser o que sou hoje.

Obrigada pelo amor, pelo colo, pelos ouvidos, pelos conselhos, pelas broncas, pela vida que me deu, mas principalmente por fazer parte dela. E obrigada pelo aviso, você tinha toda razão.

 

Notas de uma mãe para os filhos

 

Meus filhos, queria dizer que um dia vocês saberão. Quando vocês tiverem seus próprios filhos, ou quando for a vida ensinando vocês e não mais eu, vocês me entenderão.

Infelizmente, vamos passar por um longo tempo onde serei eu quem falarei e tomarei atitudes que vocês não compreenderão – e com as quais, muitas vezes, não concordarão – mas gostaria que já soubessem que tudo é para o bem de vocês.

Não, eu não sou a dona da razão e nem sempre estou certa, mas estou tentando, procurando o melhor caminho, e um dia vocês verão que isso já conta muitos pontos.

Ser mãe é como encarar uma prova decisiva na escola sem ter estudado nada, a gente vai tentando tirar a melhor nota com aquilo que sabe, mas às vezes, infelizmente, isso não é suficiente e a gente reprova. Desculpem-me por isso. Saibam que aprendi que cada um dá o que tem. É por isso que dizem que se fizermos o bem, vamos colher algo melhor ainda (e o contrário também é verdadeiro), e que em toda tentativa de acerto, há sempre uma coisa boa pra se aprender.

Desculpem o mau jeito, a falta de paciência, a palavra torta, ou a frustração que vão sentir. A mamãe ama vocês o suficiente pra correr o risco de vocês ficarem com raiva de mim, se isso for bom pra vocês. Agora parece que não, mas quando vocês crescerem saberão, e vão ver que algumas vezes eu tinha razão.

 

Notas de uma mãe para outras mães

 

Desejo que você tenha um Dias das Mães cheio de amor, com cheiro de filho, com abraço de mãe, com surpresas boas, com carinho inesperado, e que seja um dia pra te fortalecer a continuar nessa batalha cheia de flores e espinhos que é ser mãe.

 

Formada em Administração com ênfase em Marketing pela ESPM, hoje exerço uma profissão que sempre esteve dentro do meu coração: sou mãe em tempo integral de dois lindos pequeninos: João e Luiza. Com isso, também sou dona de casa, recreadora, professora, enfermeira, cozinheira, motorista, palhaça particular e administradora de um e-commerce de roupas e acessórios para bebês e crianças.